top of page

O Escotismo é um movimento com o objetivo de complementar a educação do jovem, ou seja, faze-lo aprender alguns conceitos importantes para sua vida em um lugar diferente de sua casa ou escola.

 

 

Foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

 

 

O Escotismo normalmente ocupa o tempo livre dos jovens e por isso as atividades quase sempre ocorrem aos sábados e os acampamentos nos finais de semana e feriados. Existem, porém, grupos que se reúnem durante a semana. Os gastos com o escotismo são relativamente baixos, eles consistem basicamente da mensalidade do grupo escoteiro, que cobre as despesas organizacionais do grupo; da matrícula na UEB, que mantém a União dos Escoteiros do Brasil e proporciona que a mesma ofereça cursos e outras atividades relacionadas com o escotismo; do custo do uniforme; das taxas de acampamentos e atividades, que são cobradas para custear a alimentação e o transporte do jovem nestas atividades e de contribuições esporádicas elaboradas pelos próprios escoteiros.Para se tornar um Escoteiro, inicialmente deve-se procurar um grupo próximo a sua casa e informar-se sobre a existência de vagas. Após isso, o jovem passa a comparecer as reuniões para ir aos poucos conhecendo e se acostumando ao cotidiano de um Escoteiro. Se o jovem se sentir bem e quiser continuar no Movimento, os pais devem preencher um cadastro e o jovem é oficialmente admitido no Grupo fazendo parte, então, da Fraternidade Escoteira.

 

 

Existem três vertentes do Escotismo, diferenciando somente no foco de suas atividades, mas preservando os valores:

 

 

Modalidade Básica

 

A Modalidade Básica, caracterizada pelo escoteiro típico, sendo a modalidade com o maior número de integrantes, apresenta grande flexibilidade de atividades e com formação geralmente mais voltada para a atividade excursionista, campismo e montanhismo.

 

Os acampamentos exigem inúmeras técnicas escoteiras, dentre elas a que se destaca é a pioneiria, uma forma de suprir a necessidade de móveis e como um modo de proteção, normalmente constituídas por troncos de madeira e unidas através de amarras.

 

Modalidade do Mar

 

O que caracteriza o Escotismo Modalidade do Mar é que eles realizam suas atividades preferencialmente na água, onde quer que exista água em quantidade e profundidade suficientes para que uma embarcação possa navegar, seja ela de que tipo for. Sendo assim podem existir Escoteiros do Mar, seja esta água de mar, de rio, lago, lagoa ou pantanal. Procurando desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela e a motor, pelas viagens e transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração e pelos esportes náuticos, incentivando o culto das tradições da marinha. A gama de atividades que podem ser realizadas é enorme, indo da tradicional navegação a remo até mergulho ou windsurf.

 

Modalidade do Ar

 

O Escotismo Modalidade do Ar procura desenvolver nos jovens, além dos valores da Modalidade Básica, o gosto pelo aeromodelismo, aeroplanos, pelos problemas de aeroportos, aeronavegação, aeropropulsão, pelo pára-quedismo e pelos esportes aéreos, pelo estudo da meteorologia e da cosmografia, pelo mundo aeroespacial e pela cosmonáutica, incentivando o culto das tradições da aeronáutica do país.

 

As ênfases educativas das Modalidades do Mar e do Ar são sugeridas aos Ramos Escoteiro e Sênior. No Ramo Lobinho o desenvolvimento nas Modalidades do Mar e do Ar ocorrem sob forma de atividades especiais, especialidades, etc. No Ramo Pioneiro se reflete em Projetos de Equipes de Interesse.

 

Afinal, o que é o Escotismo?

bottom of page